sexta-feira, 1 de julho de 2011

Escolhas e consequências


Quantas vezes discutimos por algo a nosso favor pensando eu não prejudicará ninguém. Não percebemos que tudo pelo que lutamos agora terá consequências. Até mesmo nós, poderemos ser prejudicados por aqueles que escolhemos para comandar o nosso país. Um pequeno erro pode transformar drasticamente o destino do mundo.
Tudo pelo que lutamos é pensado em nosso benefício. A população raramente se junta para um bem maior, somos ensinados desde pequenos a lutarmos pelo que acreditamos. As grandes escolhas do passado nos transformaram no que somos hoje. Muitas vezes pensamos estar fazendo o certo, ajudando o próximo e quando percebemos deixamos a maior parte da população de fora.
Os políticos são os menos interessados no povo e, ao mesmo tempo, os que ocupam cargos para isso. O que eles mais querem é ganhar de qualquer forma. Somos os que menos têm opinião, porém os que mais saem prejudicados por elas. Enquanto os presidentes discutem por um aumento de salário, nós tentamos sobreviver com o que temos e com o aumento de impostos.
Não importa o quanto nos esforcemos para ajudar a todos, alguém sempre sairá prejudicado. Como, por exemplo, em uma família na qual o pai e a mãe vivem brigando. Chega uma hora em que eles decidem que o divórcio será a solução, pois assim os filhos não presenciarão mais nenhuma briga. Porém, esquecem que não são eles vão viver indo de uma casa para outra toda semana. Todos podem se denominar "grandes", porém todos também serão "pequenos" em algum momento da vida.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Valores, significado: indiferente


Com o passar do tempo, os valores passados para nós através dos nossos pais foram mudados. Seus significados foram ficando para trás e a sociedade os tornou mesquinhos e para se próprio bem. Antigamente os valores eram o maior tesouro para qualquer pessoa. Eram eles que faziam o nosso caráter, que determinaram a nossa dignidade e a nossa humildade. Hoje eles determinaram a que elite pertencemos, com quem devemos andar e como agir.
Valores éticos, morais não causam mais aquele impacto nas pessoas, hoje o que faz um homem ser um homem é o dinheiro, é o poder. Para que ter ética e pensar nos outros se aqueles que não estão nem aí têm muito mais do que nós? Por que ter moral se os outros não de importam com a nossa ajuda? São perguntas que a população começou a se fazer e perceber que a resposta era simples, grande era aquele que não se importava com ninguém.
Com pensamentos assim, a saciedade se perdeu. Tais valores foram substituídos pela ganância, pelo dinheiro, pelo egoísmo e, principalmente, pela ignorância. As pessoas já não têm mais respeito umas com as outras, se necessário passam por cima de qualquer um para conseguir o que querem. Assim construímos um ambiente pesado e sem princípios e acabamos não percebendo que estamos prejudicando a geração futura e a nós mesmos. Sem ao menos perceber, podemos destruir drasticamente o nosso futuro.
Cada geração pensa em si mesma e esquece que tudo o que fizerem trará consequências para a geração futura. Nem sempre a nova geração irá conseguir consertar os erros da outra e assim mais injustiças e egoísmo irão se acumular.
Tudo feito hoje terá importância algum dia no futuro. Ninguém quer ter um futuro perdido, mas também ninguém parce se importar com o agora. A humanidade esquece de viver o presente e muitas vezes não se lembra que terá um futuro.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O dia de amanhã


Quando pensamos no futuro e vemos todas as coisas fantásticas que contém, acabamos lembrando do passado, de como elas eram antes de mudar. Aquelas pequenas coisas que para nós não tinham muita importância podem acabar sendo aquilo que irá mudar o nosso destino. Imaginando isso, vemos o quão maravilhosa é a vida e como nada nela dura para sempre.
O simples fato de imaginar que um pequeno e simples floco de neve pode se tornar, por exemplo, em um boneco de neve ou até mesmo em uma avalanche é fascinante. Nos faz pensar que tudo o que fizermos pode se tornar em algo a nosso favor, nos faz ver que, se lutarmos e acreditarmos em nós mesmos, podemos fazer a diferença e que nós somos quem define tal diferença, nos faz crescer como ser humano.
Mas, mesmo assim, existe gente que esquece destes pequenos detalhes e acaba perdendo tais oportunidades. Esse tipo de pessoa não repara no que acontece ao seu redor, talvez pore star tão ocupado consigo mesmo ou por aceitar o fato das coisas serem do jeito como são, sem ao menos lutar por elas. Não percebem o poder que têm, muitas vezes nem imaginam. O valor das coisas parece ser minuscule para certas pessoas, como se não valessem nada e só estivessem lá de enfeite. Porém, esquecem que o mais simples e menos enfeite pode ser aquele de mais valor.
Percebemos que cada situação é vista de diferentes pontos de vista. Cada pessoa tem seu jeito de levar a vida, seu jeito de aproveitar as oportunidades, seu jeito de mudar o seu destino. Tudo o que existe ao nosso redor pode ser mudado, basta nós fazermos as escolhas certas e aceitarmos nossos erros, se houver algum. Uma pessoa humilde é uma pessoa de mente aberta e é a que mais consegue dar a volta por cima e fazer com que as pequenas vantagens da vida fiquem ao seu lado.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Amor em diferentes maneiras


Amor, um sentimento demonstrado de várias formas e cores, mas apenas sentido. O amar acontece quando você conhece uma pessoa, conhece os seus defeitos e, mesmo assim, não para de pensar nela. Quando amamos alguém, o mundo todo para, os pequenos detalhes em que antes achávamos defeitos já não são mais tão importantes, começamos a ver as coisas de diferentes maneiras. Porém, nem sempre isso é bom, pois acabamos criando uma imagem de mundo perfeito e, às vezes, esquecemo-nos da realidade.
Hoje em dia, o amor já não é mais tão reservado como antigamente. Dizer “Eu te amo” para alguém se tornou normal, o sentimento foi ficando cada vez menos forte e mais comum. Mas isso não quer dizer que, quando encontramos a pessoa certa, ele não tenha o mesmo valor. Pelo contrario, continuamos com aquele frio na barriga antes de dizê-lo. Dizer essas três palavras, essas sete letras pode ser uma das coisas mais difíceis que faremos em nossas vidas. Uma coisa é dizer para aquele amigo, aquele colega, outra bem diferente é falar para aquela pessoa em que, quando está ao nosso lado, suamos frio, trememos e nos esquecemos de tudo ao nosso redor.
Namorar, algo que também foi se transformando com o tempo. No tempo de nossas avós, quando decidiam ficar com alguém, esse alguém já seria seu namorado. Não existia ficar e depois nunca mais se ver. Se alguma mulher fizesse isso, seria vista com maus olhos. Já o século XXI, namorar é algo relativo, pois cada um tem o seu conceito para este ato. Alguns acham que, se conhecem a pessoa por uma semana e ambas ficaram juntas, significa que já estão namorando. Mas, ainda existem, casais que namoram depois de um tempo, depois de se conhecerem e se aceitarem como são.
A cada geração, os conceitos mudam. Todos os anos, algo que conhecíamos se transforma, pois as pessoas mais novas começam a criar sua opinião e fazer as coisas de sua própria maneira. Sendo assim, concluímos que, apesar das mudanças ocorridas durante todos estes anos, a essência do amor é a mesma. As pessoas continuam procurando sua alma gêmea para fortalecer o coração e darem sentido a sua felicidade.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Momentos únicos de nossas vidas


Momentos completam a nossa vida, trazem-nos lembranças e experiências boas ou ruins. Podem ser a primeira vez que comemos algo, desde a primeira vez que nos apaixonamos. Eles nos dão escolha, nos dao liberdade para nos expressarmos. Os momentos não são passageiros, eles duram até o fim de nossas vidas, dando espaço para mudanças, erros e conquistas.
Quando crianças, experimentamos quase tudo e acabamos não esquecendo mais, pois, de certo modo, experimentamos aquilo por algum motivo. Comemos para agradar alguém ou para tentar superar alguém. Além disso, nossas avós têm o costume de fazer mais de um tipo de comida em cada refeição. Nossas mães nos trazem todo tipo de vitaminas, sopas… pelo simples motivo de alguém ter comentado que aquela comida tinha tantas proteínas e ajudava “tal coisa” no organismo. E mesmo teimando e batendo os pés, ainda somos inocentes e acabamos caindo, por exemplo, no truque do aviãozinho e comemos a tal comida.
O nosso gusto culinário pode até nos levar a conhecer gente nova. Crianças são assim, qualquer coisa que achem em comum já vira um grande motivo para se tornarem amigas. Principalmente na escola, na qual cada mãe tem um gusto diferente de comida, que, querendo ou não, reflete nos filhos, os quais repartem seus lanches de casa com os colegas.
Crianças são fascinantes, pois, nessa idade, não se importam com nada, são amigos de todos, seja branco ou preto, mesmo tendo apenas uma coisa em comum. É uma idade pela qual a mídia não controla, pois elas não se importam com isso, elas só querem mesmo é se divertir.
Se alguém que conhecemos traz uma comida, que experimentamos e gostamos, esse alguém fica em nossa memória para sempre e vice-versa. Tudo que fazemos, experimentamos pela primeira vez fica gravado em nosso cérebro. Acaba nos lembrando também que temos o direito de fazer escolhas e, se fizemos aquilo, foi porque queríamos. Com isso acabamos nos desafiando a coisas novas e, mesmo assim, isso tudo é apenas momentos que preenchem as nossas vidas.